Quem somos?

Uma breve introdução sobre nós

A AGEA ( Associação Gaúcha de Economiários Aposentados) é uma entidade que surgiu com o propósito de agregar aposentados e pensionistas da Caixa Econômica Federal. Hoje, a entidade tem em seu quadro social cerca de 90% de todos os aposentados e pensionistas do Rio Grande do Sul e mantém a solidez e a tradição da primeira associação estadual de economiários aposentados fundada no Brasil. Esse crescimento não se deu apenas no número de associados, mas também nos benefícios e atividades proporcionadas para os mesmos e no envolvimento em atividades que beneficiem toda a sociedade gaúcha.

Uma história de trabalho em defesa dos aposentados da CEF

A AGEA foi fundada em 19 de dezembro de 1974 por um grupo de empregados da Caixa, que estava se aposentando ou prestes a se aposentar, com o objetivo principal de manter o vínculo existente entre os colegas de trabalho e a Caixa. Na assembléia geral de fundação, no dia 19 de dezembro de 1974, foi eleita a primeira diretoria da AGEA.

Participaram do encontro e assinaram o livro ata 25 vinte e cinco interessados em fazer parte da entidade.Tudo começou a partir da sala dos aposentados criada com a proposta de ocupar o tempo ocioso dos funcionários da Caixa que se aposentavam. O local funcionava em duas salas cedidas pela Caixa no Edifício Brasil, que foram transformadas em um espaço de encontro dos aposentados para o lazer e um bate-papo entre amigos, com equipamentos para jogos de xadrez, bilhar e cartas.

Primeira diretoria da AGEA

Heitor Ricardo Alves - presidente

Paulo Augusto Bastian de Carvalho - secretário

Darcy Martins Mano - tesoureiro

Dácio Palmeiro D'Ávila - vogal

Waldemar Dal Conte - vogal

João Franco Simões Ferreira - vogal

Paulo Nunes da Silva - vogal

AGEA foi a primeira associação estadual de economiários

aposentados da Caixa fundada no Brasil

A infra-estrutura inicial para a proposta de fundação da AGEA teve o apoio fundamental da Caixa, que além de ceder o espaço físico auxiliou com o empréstimo de alguns equipamentos que não tinham mais funcionalidade para o trabalho nas agências.

No início, a AGEA possuía apenas um telefone e uma máquina de escrever, sendo que muitas vezes os fundadores traziam de casa objetos necessários para o trabalho, que era desenvolvido por eles mesmos, pois a entidade ainda não tinha funcionários.

Com o passar do tempo, os poucos desbravadores da idéia começaram a ganhar apoio de outros aposentados que se uniram ao grupo e as poucos a AGEA foi se estruturando e crescendo.

O ano de 1979 foi decisivo para o estabelecimento legal da AGEA. Sob a presidência de Heitor Ricardo Alves, que tinha como vice-presidente Rivadavia Silva Pereira, no dia 20 de abril de 1979 foram eleitos, em assembléia geral, os membros para a primeira composição do Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal da entidade. O registro do Estatuto Social da AGEA , depois de alguns entraves legais e feitas as alterações foi publicado no Diário Oficial do Estado em 01 de agosto de 1979.

Primeiro Conselho Deliberativo

Jorge Antonio Zir - presidente

Dacio Palmeiro D’Ávila - vice presidente

Paulo Augusto Bastian de Carvalho - secretário

Primeiro Conselho Fiscal

Ibanez Ribeiro Lisboa - presidente

Amadeu Barin - secretário

O pioneirismo dos economiários gaúchos

A AGEA foi a primeira associação estadual de economiários aposentados da Caixa fundada no Brasil, surgindo antes mesmo da Federação Nacional de Aposentados da Caixa. Hoje já são 22 associações junto à Fenacef defendendo os direitos dos aposentados e pensionistas.

O pioneirismo dos gaúchos foi destacado também pela realização do 1º Simpósio de Aposentados da Caixa, que aconteceu em Porto Alegre, no mês de novembro de 1979, no Salão Nobre da Caixa e contou com a participação de 32 aposentados e pensionistas da Região Sul, com representantes do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

No encontro, dois temas foram colocados como os problemas imediatos que cercavam os aposentados e pensionistas na época: a defasagem do aumento anual e a equivalência salarial, garantindo aos aposentados uma política de proventos equiparada aos servidores em atividade. Foram destacadas as presenças do presidente da FENAE e do Diretor de Benefícios da FUNCEF na época.

Os Simpósios

Desde a realização do 1º Simpósio por um grupo de aposentados gaúchos, o evento se tornou um tradicional momento de encontro e discussão da classe economiária aposentada de todo o Brasil. O evento que surgiu em Porto Alegre, de forma singela, apenas como um encontro de discussão, cresceu e hoje já assumiu proporções grandiosas, com duração de uma semana de discussão, sendo que a cada ano é sediado por uma associação estadual de aposentados.

A preparação envolve, além dos momentos de discussão sobre os principais temas que norteiam os aposentados da Caixa, manifestações artísticas e culturais da região que está sediando o Simpósio e também eventos de confraternização e integração dos aposentados.

A AGEA sempre se destacou pela participação em Simpósios. No Maranhão, os aposentados gaúchos apresentaram um grande número de trabalhos para os grupos de discussões, o que garantiu o prêmio de delegação mais operosa. Todas as 10 proposições apresentadas pela AGEA foram aprovadas e encaminhadas durante o simpósio.

Memória Cultural

Sed eget vehicula massa. Sed ipsum ligula, accumsan eget faucibus vel, egestas vitae turpis. Proin non iaculis felis. Sed in mauris nec ligula sollicitudin aliquet. Etiam lobortis in arcu a viverra. Proin lectus turpis, tincidunt sit amet lectus ac, cursus cursus massa.

AGEA-RS
Olá, tudo bem? Somos do canal de atendimento online da AGEA-RS. Vamos te responder o mais breve possível. Enquanto isso, como podemos te ajudar?