Novembro Azul: AGEA promove palestra sobre prevenção ao câncer de próstata

Em celebração ao Novembro Azul, a AGEA promoveu na tarde da terça-feira (21/11) a palestra “Câncer de Próstata: prevenção, mitos e verdades”. A palestra aconteceu na sede da Associação e foi ministrada pelo médico Alan Azambuja, oncologista do Hospital Mãe de Deus. Esse encontro teve o objetivo de esclarecer dúvidas, indicar os sinais de alerta à doença, dar dicas e apoiar a campanha que busca prevenir que os homens desenvolvam o câncer de próstata. Entre os principais tópicos tratados, o médico reforçou a importância de cuidar da saúde e, principalmente, de os homens se permitirem pensar a respeito da prevenção, […]

Última Atualização: 23/11/2023

Novembro Azul: AGEA promove palestra sobre prevenção ao câncer de próstata

Em celebração ao Novembro Azul, a AGEA promoveu na tarde da terça-feira (21/11) a palestra “Câncer de Próstata: prevenção, mitos e verdades”. A palestra aconteceu na sede da Associação e foi ministrada pelo médico Alan Azambuja, oncologista do Hospital Mãe de Deus. Esse encontro teve o objetivo de esclarecer dúvidas, indicar os sinais de alerta à doença, dar dicas e apoiar a campanha que busca prevenir que os homens desenvolvam o câncer de próstata.

Entre os principais tópicos tratados, o médico reforçou a importância de cuidar da saúde e, principalmente, de os homens se permitirem pensar a respeito da prevenção, deixarem o preconceito e o machismo de lado e conversarem sobre o assunto. Além disso, citou a necessidade de buscarem informações, conhecimento e apoio médico, bem como passarem por uma avaliação preventiva para, de fato, evitarem maiores problemas.

Alan Azambuja ressaltou que o homem precisa de um diagnóstico na fase inicial da doença para haver tempo hábil para tratamento do câncer ou até mesmo de se submeter a uma cirurgia para ter mais chances de cura: “Se tiver uma avaliação preventiva, bem na fase inicial, o homem tem como tratar e solucionar antes que o caso evolua e sem que tenha sequela. Dos pacientes que fizeram tratamento na fase inicial, a maioria não tem sequela, como, por exemplo, usar forrinho e fralda. O diagnóstico precoce é muito melhor. E o custo é muito menor”, explicou o médico.

O oncologista falou também sobre exames e cuidados de prevenção, tipos de tratamento, medicamentos, incontinência urinária e cirurgia. Ele ainda respondeu perguntas, mencionou mitos e verdades sobre o assunto, explanou a respeito do próprio câncer de próstata, da hiperplasia, das lesões de nervo e da impotência. Azambuja sugeriu que os associados se unam à AGEA para uma campanha de conscientização e apoio entre os colegas. Assim, a cada ano todos poderão realizar exames preventivos e ter mais longevidade e qualidade de vida.

Veja também

AGEA-RS
Olá, tudo bem? Somos do canal de atendimento online da AGEA-RS. Vamos te responder o mais breve possível. Enquanto isso, como podemos te ajudar?