Lorena Schmidt fala de suas expectativas para participar da modalidade Canastra no XIII Jogos FENACEF

Última Atualização: 25/04/2024

Lorena Schmidt fala de suas expectativas para participar da modalidade Canastra no XIII Jogos FENACEF

Para dar sequência às matérias especiais da AGEA dedicadas aos atletas que irão competir na edição deste ano dos Jogos da FENACEF, de 20 a 27 de maio, em Curitiba, a Associação conversou com mais uma competidora. Agora trazemos a esportista Lorena Schmidt que vai competir na modalidade Canastra, em dupla com a atleta Elizabeth Ávila. Confira, a seguir, os detalhes desse bate-papo.

Lorena Schmidt optou por competir em 2024 apenas em uma modalidade, a Canastra. Ela relembra que já participou de muitas edições dos Jogos FENACEF, inclusive da primeira, que também foi realizada na cidade de Curitiba, no ano de 2010.

Inicialmente competiu no Vôlei Misto. Agora atuará em parceria recente com a colega Elizabeth Ávila na modalidade Canastra. Até o ano passado, Lorena competia em dupla com a atleta Marisa Silveira. Porém, a antiga parceira migrou para a modalidade Tênis de Mesa.

“Estarei em Curitiba novamente, agora em dupla com a Elizabeth Ávila, na modalidade Canastra. Participo dos jogos desde a 1ª edição. O convívio com tantos outros atletas aposentados, a possibilidade de trazer um bom resultado para o meu estado e a alegria que se percebe em cada semblante, fazem com que eu me motive a participar a cada nova edição”, ressalta Lorena.

Quando questionada sobre as diferenças entre cada uma das edições e a respeito da preparação para a edição deste ano, a atleta destaca um ponto importante.

“Em relação à atual edição, acho importante a centralização das competições em um espaço como o Clube Santa Mônica. Participarei só da modalidade Canastra desta vez. E treinamos regularmente, de março a dezembro, uma vez por semana, lá na sede da AGEA. Porém, com um grupo ainda pequeno de participantes. Vale ressaltar que a pouca adesão de atletas pode dificultar a troca e o aprimoramento técnico dos nossos competidores”, explica Schmidt.

Ao mencionar os prós e os contras de participar em uma competição da magnitude dos Jogos FENACEF, Lorena faz um alerta:

“A organização dos Jogos no Rio de Janeiro no ano passado foi excelente. Entretanto, acho válido salientar o fato de que o custo com a hospedagem foi um pouco alto para os atletas. Percebo que, a cada ano, parece que as dificuldades e as adversidades aumentam. E, dessa forma, vejo que isso acaba fazendo com que muitos colegas deixem de participar das competições, infelizmente”, diz Lorena.

No que se refere aos preparativos e às expectativas para as competições da 13ª edição dos Jogos FENACEF, a atleta responde de bate pronto. Sem hesitar, Lorena assegura que haverá muita alegria, representatividade e disposição de todos os atletas participantes.

“Espero que haja um ótimo clima de encontro e confraternização, de congregação mesmo! Que as medalhas venham como consequência do investimento na preparação de cada atleta, por suas iniciativas e o empenho de cada participante e de suas respectivas associações. Que os desencontros de cada ano se transformem em aprendizado para buscar melhor performance no futuro”, completou Lorena.

De acordo com Lorena Schmidt, o que deve ser visto em Curitiba no mês que vem é uma competição saudável e cheia de encontros e reencontros, no amistoso clima de muitas amizades criadas e fortalecidas ao longo dos últimos anos.

“Espero o mesmo que a maioria dos atletas também deseja ver: o tradicional espírito de congregação, amizade e muita garra para competir. Mas, sobretudo, que se veja o adversário como um colega que está ali com o mesmo objetivo, se esforçando para garantir uma vida mais feliz com sua participação.

A atleta também conta que a paixão por jogos de cartas e a preparação para participar dos Jogos FENACEF 2024 não se restringem somente aos treinos com sua parceira da Canastra, Elizabeth, e ao espaço da AGEA para Jogos de mesa. Inclusive, Lorena aproveita esse assunto para citar que é importante mencionar a contribuição de duas colegas associadas: Ieda Barcellos (esposa do Newton Barcellos) e Geni Schmidt, pois elas foram as atletas pioneiras que criaram o espaço para a prática de Canastra na AGEA.

Ela comenta ainda que existe uma boa convivência e parceria competidora entre ela e os colegas de outras modalidades (Truco, Xadrez e Tênis de Mesa) em treinos extras.

Da esq. para a direita: Lorena (canastra), Devanir (truco), Elizabeth (canastra), Marisa (tênis de mesa) e, em primeiro plano, Edmar (xadrez).

“Dias atrás, tivemos um encontro na casa da minha parceira de Canastra. Veja na foto que entre cartas e vinho, também estamos reunidos para “treinar”.

Todos seremos representantes da AGEA nessas modalidades e nos reunimos semanalmente na AGEA, no espaço destinado aos Jogos de mesa”, finalizou Lorena.

Agora falta menos de um mês! O XIII Jogos FENACEF vem aí e para conferir mais entrevistas com nossos atletas, veja as atualizações no site e nas redes sociais da AGEA.

AGEA-RS
Olá, tudo bem? Somos do canal de atendimento online da AGEA-RS. Vamos te responder o mais breve possível. Enquanto isso, como podemos te ajudar?